AQUACENTRUM / Perguntas Frequentes: / > As perguntas frequentes mais importantes sobre água alcalina / O que é água hidrogenada ou água contendo hidrogênio (água rica em hidrogênio)?

O que é água hidrogenada ou água contendo hidrogênio (água rica em hidrogênio)?

A nova bebida de culto: água hidrogenada (água H2) ou água contendo hidrogênio

E em detalhes. E ainda assim não é suficientemente detalhado, porque existem agora mais de 1.000 estudos científicos sobre os benefícios de beber água rica em hidrogénio. Mas o que interessa à maioria das pessoas muito mais do que o efeito sobre pessoas gravemente doentes ou animais de laboratório deliberadamente doentes que o recebem para beber são as questões: Qual é o sabor e a sensação?

A maioria das pessoas relata uma experiência bastante incomum ao beber água hidrogenada: elas querem mais. Para ser franco: você fica com sede quando bebe, mesmo que não haja sal na água. O efeito funciona até mesmo com água de osmose reversa completamente dessalinizada com hidrogênio. Porque o hidrogênio é a menor de todas as moléculas e, portanto, é um gás que não conhece barreiras no corpo.

O hidrogênio (H2) chega a todos os lugares em poucos minutos.

Até mesmo nas mitocôndrias e no núcleo da célula. Ele simplesmente flui por todo o corpo praticamente sem impedimentos. Lábios, língua, palato, gengivas e garganta são as primeiras superfícies de contato do corpo nas quais o hidrogênio penetra ao beber. E esse processo envia sinais para a nossa garganta sensível, que tem a maior responsabilidade na seleção dos alimentos: Aí vem algo que sempre precisamos! Daí o desejo de mais. Porque todas as nossas células produtoras de energia com suas usinas de energia mitocondriais são, na verdade, programadas principalmente para obter hidrogênio dos alimentos.

Muitas pessoas experimentam maior clareza mental apenas alguns minutos depois de beber, o que geralmente é acompanhado por uma sensação de refresco. E algumas pessoas só querem beber a próxima garrafa imediatamente.

Por um lado, o hidrogênio no corpo é uma molécula sinalizadora de ação rápida. Você não precisa de uma grande quantidade, apenas uma pequena explosão. Por exemplo, o hidrogênio no estômago garante maior liberação da substância mensageira GRELINA, que estimula a produção de hormônios de crescimento.

Mas isso só acontece quando bebemos água rica em hidrogénio. Uma quantidade muito maior de hidrogénio, que podemos ingerir inalando ar rico em hidrogénio, por exemplo, não tem qualquer efeito neste sentido porque o contacto é feito através dos pulmões e não do estômago.

Portanto, a água potável hidrogenada se popularizou nos mercados globais muito mais rápido do que Inalação, que só parece útil para certas doenças.

Doenças e estresse oxidativo

Estas são principalmente doenças relacionadas ao estresse oxidativo. Ou seja, com radicais livres para os quais o corpo não possui as quantidades e tipos adequados de antioxidantes para torná-los inofensivos. Foi demonstrado aqui que o hidrogênio possui propriedades antioxidantes seletivas. Ele é especialista no pior de todos os radicais livres, nomeadamente o íon hidroxila, que danifica o DNA.

Ainda não sabemos exatamente se extingue diretamente os radicais hidroxila ou se simplesmente impede sua formação - mas, em qualquer caso, há menos deles e isso é bom para todos.

"> Água eletroativada” resumido em 3 frases

 

Muitas vezes sou questionado pelos leitores do meu livro muito grosso “> Água eletroativada”perguntou se você não poderia explicar tudo isso em 3 frases. Se você quiser que seja tão curto, terá que conviver com fortes abstrações. Mas eu tento:

  1. A energia elétrica passa pela água, causando reações químicas (ionização) e evolução de gases da água: oxigênio e hidrogênio.
  2. O oxigênio não é raro e pode ser facilmente fornecido pelos pulmões, por isso não precisamos dele no estômago e o removemos, deixando água hidrogenada.
  3. A água de hidrogênio retém parte da energia elétrica que enviamos através da água, que armazena como uma bateria de hidrogênio – energia que o corpo pode usar como fonte de sinalização ou como antioxidante.

A energia do hidrogénio é a base da vida e também pode ser utilizada de forma útil para refrescar os nossos alimentos.

A transferência de hidrogênio através da água hidrogenada para alimentos envelhecidos

Beber água - mas você também pode deixá-la em paz se compartilhar a opinião de Heinz Ehrhard. E ainda deveria ter um ionizador de água. Uma característica fundamental da água alcalina ativada é o seu alto teor de gás hidrogênio dissolvido dH2.

Para um bom ionizador contínuo, este já está com pH 9 e temperatura ambiente entre 1200 e 1300 microgramas/l.

Você deve beber a água até um valor de pH de 9,5, Isto significa, dependendo do ionizador, 1250 a 1450 microgramas/l. Se o ionizador de água conseguir atingir valores de pH ainda mais elevados, em torno de pH 11, que você nunca deve beber por muito tempo, também é possível um valor de dH2 de 1800 microgramas (1,8 mg)/l.

Isto agora pode ser usado para transferir hidrogênio para outros alimentos. Como o hidrogênio está pronto para ceder facilmente seus dois elétrons, isso resulta em um Diminuindo o potencial redox, o que sinaliza o aumento na disponibilidade de elétrons.

Imperdível: Última Palestra | Água hidrogenada básica

Karl Heinz Asenbaum relata suas últimas descobertas

livro

Livro: “Sobre a vida na alimentação”, Prof. Manfred Hoffmann

O pesquisador de alimentos Prof. Manfred Hoffmann afirma em seu livro: “On Living in Food” que uma diminuição no potencial redox de 18 mV significa uma duplicação do fornecimento de elétrons e que o Diferença na qualidade dos alimentos de uma variedade específica pode ser melhor objetivada medindo o potencial redox:

Quanto mais baixo – melhor! Muitas vezes aparece Produtos orgânicos têm menor potencial redox. Mas o que mais importa é o frescor. O potencial redox e, portanto, especialmente o teor de hidrogénio do tecido celular dos nossos alimentos, é muito volátil.

Denn O hidrogênio é o menor de todos os elementos e, sendo um gás muito volátil, pode penetrar em estruturas orgânicas quase sem esforço.

Mas o importante é que você supere isso Colocar alimentos em água alcalina ativada (água contendo hidrogênio) cujo teor de hidrogénio pode aumentar novamente e assim “refrescá-los”.

Medições do fornecimento de elétrons da maçã com e sem colocá-la em água contendo hidrogênio

Abundância de elétrons em maçãs Transferência de hidrogênio através de água contendo hidrogênio

Amamos frescor – potencial redox (ORP)

A maçã fresca da árvore, o pepino fresco do campo – é assim que gostamos mais. A maçã da Austrália e o pepino da Espanha perderam muita da sua energia vital nas suas longas rotas de transporte antes de finalmente podermos mordê-los. Podemos evitar que muita água seja perdida através do resfriamento e da embalagem a vácuo. Isso significa que nossos produtos ainda parecem frescos e não enrugados quando os compramos. No entanto, não podemos impedir a perda de hidrogénio tão facilmente. O que vemos é aparente frescor. No entanto, a maioria das pessoas consegue perceber a diferença entre uma fruta verdadeiramente fresca da árvore ou do campo Alimentos com uma longa história de transporte definitivamente cheiro e sabor.

Aber O frescor também pode ser medido objetivamente: Como potencial redox (ORP)

Um exemplo à esquerda:

Meia maçã (variedade Braeburn) é colocada em água alcalina ativa (água hidrogenada) pH 1 com ORP (-) 9,5 mV (CSE) durante 395 hora. A outra metade é apenas medida.

ORP de saída da Apple: (+) 328 mV (CSE)

ORP final da maçã: (+) 232 mV (CSE)

ORP absoluto – diferença              88 mV

O suprimento de elétrons da maçã quase dobrou cinco vezes quando ela foi colocada em água alcalina com hidrogênio (Água Ativa) por 60 minutos!

razão para isso é a entrada de dH2 na maçã, o que faz com que o ORP diminua.

Medidas

Quanto lucro ORP é possível?

Geralmente, um tempo de decapagem mais curto é suficiente, especialmente se os alimentos em conserva tiverem casca ou casca macia, como groselhas ou damascos.

Exemplo Groselhas 30 minutos. em água hidrogenada básica (água ativa) pH 9,8 com ORP (-) 413 mV (CSE).

ORP de saída: (+) 068 mV (CSE)

ORP final: (-) 250 mV (CSE)

Diferença absoluta de ORP:           318 mV

Meio damasco é colocado em água hidrogenada básica (água ativa) pH 20 com ORP (-) 9,9 mV (CSE) por 429 minutos. A outra metade é apenas medida.

Metade não tratada: (+) 348 mV (CSE)

Metade tratada: (-) 209 mV (CSE)

Diferença absoluta de ORP:            557 mV

Para alimentos sem casca, como carne crua ou peixe, tempos de imersão de 2 a 3 minutos são suficientes para ter um efeito perceptível.

orp

A chamada ativação “sem contato”

Quando ainda não se sabia que O gás hidrogênio migratório é responsável pela queda no potencial redox em sistemas líquidos vizinhos todos os tipos de teorias sobre a chamada ativação “sem contato” foram discutidos. O gatilho para a discussão “sem contacto” foi uma experiência em que foi demonstrado que um preservativo de látex cheio de água alcalina electroactivada transferia inexplicavelmente o seu potencial redox negativo para a água na qual estava inserido. Mais tarde, percebemos que a camisinha aparentemente não era tão apertada quanto pensávamos.

O intestino, por outro lado, é conhecido por ser poroso, como mostrei quão bem a água hidrogenada alcalina (água ativa) transporta tanto o hidrogênio quanto os minerais que ela carrega para o corpo. Para isso, enchi um intestino de ovelha, normalmente utilizado para linguiça branca, com água hidrogenada alcalina pH 9,5 e ORP (-) 349 mV e coloquei em soro fisiológico (substituto do sangue) com pH 10 e ORP (+7,03). mV) por 194 minutos.

O ganho absoluto de ORP foi de 480 mV, quase 0,5 volts.

Como muitas vezes se afirma falsamente que o “cálcio inorgânico” da água dura não pode ser absorvido pelos intestinos, também determinei os graus de dureza:

  • Solução salina fisiológica: 0 mg/l CaCO3
  • Água alcalina hidrogenada no intestino: 445 mg/l CaCO3
  • salina após 10 minutos: 222,5 mg/l CaCO3

Cálcio Portanto, migrou sem esforço como o hidrogênio. Os minerais na água são facilmente absorvíveis.

4medição

Transferência de hidrogênio através de embalagens

morrem rápida mobilidade do hidrogênio dissolvido em água alcalina ativa encontra seus limites em embalagens de vidro de paredes espessas e aço inoxidável. Portanto, estes também são adequados para armazenar água rica em hidrogênio. Os sacos plásticos são particularmente permeáveis ​​e, portanto, também adequados para “ativar” conteúdos líquidos, como sucos.

Isso rendeu um suco de cenoura de altíssima qualidade que durou 20 minutos em um saco para freezer foi colocado em água hidrogenada básica (pH 9,9 ORP (-) 423 mV (CSE), melhorar seu potencial redox em 241 mV.

Isto corresponde a aprox. Duplicação de 13 vezes do fornecimento de elétrons.

Talvez o resultado mais surpreendente tenha sido o resultado após colocar uma caixa de 30 litro de leite integral fresco por 0,5 minutos:

Aqui o potencial redox melhorado por 97 mV. Gosto de me referir a esse procedimento em minhas palestras como: “A vaca na geladeira".

Em todos os exemplos Aliás, o valor do pH só muda um décimo acima. Os íons OH- são facilmente desacelerados por muitas barreiras.

ovos

Ovos em água alcalina hidrogenada

Quase todo mundo pode ver, provar ou cheirar se um ovo de galinha quebrado é fresco. Mas você deveria jogar fora os ovos um pouco mais velhos ou dar-lhes de comer aos coelhinhos da Páscoa?

Se você Mergulhe os ovos crus em água alcalina com hidrogênio por 30 minutos, você vai ver, provar e cheirar. Claro, você não pode mais salvar ovos podres que já foram invadidos por bactérias. Mas Mesmo ovos muito frescos podem ser obtidos usando este processo.

2 ovos orgânicos “comercialmente frescos” da mesma caixa foram avaliados separadamente quanto ao seu potencial redox na clara e na gema do ovo.

Ovo não tratado:

  • Clara de ovo ORP: (+) 59 mV (CSE)
  • Gema ORP: (+) 34 mV (CSE)

Ovo embebido em água alcalina ativa (água hidrogenada) por 30 minutos:

  • Clara de ovo ORP: (-) 56 mV (CSE)
  • Gema ORP: (+) 14 mV (CSE)

Ganho de ORP absoluto: clara de ovo: 115 mV – gema de ovo 20 mV

Não há mais lojas de suco

O fim da indústria da água engarrafada, que causa elevados custos e danos ambientais devido à disseminação dos ionizadores de água, já é previsível. Mas será que ainda precisamos de cadeias retalhistas de sumos de frutas e vegetais, e até mesmo de limonada?

Palestra: MDE, história e transmissão sem contato de H2

Do refrigerante ao suco de laranja:

Visto à luz, a maioria dos fabricantes nacionais de bebidas não são produtores, mas puras empresas de engarrafamento de concentrados produzidos em algum lugar do mundo, aos quais apenas adicionam água e, se necessário, açúcar ou dióxido de carbono.

Os políticos ambientais há muito que defendem que a mistura de concentrados com água e outros aditivos seja descentralizada e deixada ao critério do consumidor. Quase todo dono de restaurante profissional usa esses dispositivos de mixagem em seu bar.

Já houve tentativas de limitar o caro transporte de garrafas ao longo das nossas rodovias. Mas não é tão fácil, por exemplo, conseguir suco concentrado de maçã ou laranja que você mesmo possa preparar para sua casa, mesmo que você possa comprar toneladas de suco de maçã e laranja “concentrado” em todos os supermercados.

É uma memória de tempos de “xarope” que já se foram, quando as pessoas não podiam nem comprar sucos frescos? Ou será o medo da desaprovada água da torneira, que é menos confiável do que a água que as empresas engarrafadoras usam para diluir os concentrados importados?

Com um ionizador de água e seus pré-filtros integrados premium, você pode produzir água mais pura e de maior qualidade do que a indústria de bebidas.

E agora vou mostrar que os resultados da mistura de concentrados de bebidas também são mensuravelmente melhores.

Orangensaft

A busca pelo suco de laranja ideal

Autoprensado, prensado diretamente, a partir de concentrado – ou misturou-se com concentrado?

  • Auto-pressionado de “La Sarte”: pH 3,82; OR (-) 104; dH2: 0
  • “Orgânico Orgânico” Suco concentrado: pH 3,72; ORP (+) 158; dH2: 0
  • “Estrela da Fruta” Suco concentrado: pH 3,82; ORP (+)117; dH2: 0
  • “Wolfra” Suco direto: pH 3,92; ORP (+) 113; dH2: 0
  • “Valensina” (refrigerado fresco): pH 3,88; ORP (+) 157; dH2: 0
  • “Bebida de proporção” Suco de laranja concentrado orgânico Parâmetros da água da torneira: pH 7,49; ORP (+) 238; dH2: 0 parâmetros de água ativa (água de hidrogênio): pH 9,52; OR (-) 632; dH2: 1255 Parâmetros “Ráciodrink” (puro): pH 3,47; ORP (+) 042; dH2: 0
  • “Ráciodrink” misturou-se na proporção de 1: 2,5

Essa proporção resultou em uma experiência de sabor ideal, mais comparável ao suco prensado em casa.

Com água da torneira: pH 3,68; ORP (+) 190; dH2 0 com água hidrogenada (água ativa): pH 3,79; OR (-) 349; dH2: 622

O resultado foi ainda melhor do que com o suco de laranja “La Sarte” prensado em casa.

By the way: Funciona da mesma forma com suco concentrado de maçã!

Tomates e (água de hidrogênio) água ativada
Tomates

O tomate, a maçã do amor – chamada de tomate na Áustria e pomodoro (maçã dourada) na Itália – é mais importante para o cenário aquático ativo do que qualquer outra fruta. Porque faz parte de um conceito de venda em que são vendidos ionizadores de água feitos com adição de sal antes da eletrólise água funcional alcalina com valor de pH acima de 11 pode gerar.

Este é um produto químico que emulsifica a gordura, tornando-a solúvel em água. Essa água não deve ser bebida porque é tão prejudicial à saúde quanto a soda cáustica: ela ataca a membrana das células do nosso corpo, que é formada por camadas de gordura. Assim como a casca do tomate, que contém o ingrediente antioxidante mais importante que deixa o tomate vermelho:

O carotenóide solúvel em gordura licopeno. Isso agora se dissolve na água funcional altamente básica da casca e colore a água de vermelho-amarelo. Os vendedores destes aparelhos afirmam agora falsamente que esta cor mostra os pesticidas e outros poluentes que agora foram libertados da casca, o que significa que a água alcalina funcional é ideal para limpar frutas e vegetais.

Na verdade, o melhor é tirar o tomate, o que traz consigo, o licopeno, um dos poucos antioxidantes à prova de cozimento (é por isso que os tomates enlatados, a pasta de tomate e até o ketchup ainda são valiosos). Aliás, uma maçã cultivada convencionalmente colocada na água funcional ao mesmo tempo não causou qualquer “coloração poluente”.

O tomate certo Aliás, foi cultivado de forma estritamente orgânica e livre de substâncias nocivas. No entanto, exalava a mesma quantidade de corante vermelho. Realmente não existem poluentes! No entanto, o tomate orgânico apresenta um valor ORP significativamente melhor após 12 horas de decapagem!

Melhores tomates através de água ativada (água de hidrogênio)

Como é sabido, há ótimos tomates e tomates de supermercado. Os primeiros têm melhor sabor e custam muito mais, os últimos são criados para os olhos do consumidor.

Os lindos tomates das estufas da indústria fornecedora de descontos estão sempre disponíveis, os bons apenas em determinadas épocas do ano. Só os tomates em lata têm sempre a mesma qualidade porque são basicamente feitos de frutos totalmente maduros e cujo aspecto é irrelevante.

Sem muitos problemas, também podemos dar aos tomates uma qualidade alimentar mais mensurável na forma de um ORP negativo, colocando-os em água com hidrogênio básico (água ativa) para transferir o hidrogênio. Para proteger o sensível licopeno da casca, deve-se não exceda um valor de pH de 10,5. Isto significa que valores de ORP de até (-) 30 mV (CSE) são possíveis em 383 minutos. Funciona melhor com tomates cortados ao meio. O valor do pH do tomate não muda, portanto seu sabor e acidez permanecem intactos. Um molho de macarrão cozido com ele também impressiona pelo seu potencial redox negativo.

o Conteúdo de licopeno Um tomate cru tem aproximadamente 100 mg por 9 g, suco de tomate 11, purê de tomate e ketchup 17, pasta de tomate 55,5 mg/100 g. Claro, ninguém comerá 100g de extrato de tomate. Se você comer meio quilo de tomate, terá quase a mesma quantidade de licopeno.

suco de b-tomate

Melhor suco de tomate

Os sucos de tomate já temperados e salgados impressionam por seus baixos potenciais redox na faixa positiva de milivolts. O suco orgânico é um pouco menos ácido e tem um potencial redox significativamente melhor. Ambos os sucos têm um sabor excelente, o que também pode ser devido aos temperos. Nesse aspecto, a comparação do sabor com o purê de tomate “fresco” da loja de descontos seria injusta, porque você mesmo pode temperar o purê. Os valores ORP (CSE) das nossas amostras do misturador da esquerda para a direita:

+ 72 mV: tomateiro; + 82 mV: tomates de videira orgânicos e

+ 64 mV: variedade Costolutto (4x mais cara). Vencedor estreito.

Nenhuma das amostras mostra hidrogênio dissolvido. Em contrapartida, destaca-se Pasta de tomate tripla concentrada “Oro di Parma” com um Teor de hidrogênio de 680 microgramas/l sai em uma ORP de (-) 352 mV. Mas tem um sabor bastante “metálico” mesmo quando diluído em água.

Os melhores resultados finais depois Diluição 1:1 com água ativa contendo hidrogênio básico pH 9,5, ORP (-) 620 mV (CSE) foram obtidos eletroquimicamente e em termos de sabor quando se utilizou purê de tomate orgânico pronto de um Discounter na proporção de 1:1. Este purê já continha 613 microgramas/l de dH2 sem misturar, o que aumentou após a mistura 708 ppb (microgramas/L) aumentou. O ORP pode ser reduzido para (-) 104 mV. Depois de temperar um resultado de suco muito bom.

Pó de fitness

Proteínas concentradas são oferecidos principalmente como um suplemento nutricional para atletas competitivos, como fisiculturistas, para construir músculos. No entanto, não são um suplemento nutricional, mas sim um alimento na forma mais concentrada e definida.

Os mais comuns são “soro de leite coalhado“ – Misturas à base de proteína de soro de leite em pó, às quais são adicionadas vitaminas, minerais, enzimas, etc. Especialmente com pós que estão absolutamente “mortos” devido à secagem, é uma boa ideia dar-lhes um pouco mais da sua vitalidade original misturando-os com água alcalina activa (água de hidrogénio).

pó de fitness-1

Uma comparação entre alguns produtos populares deste tipo mostra que o vencedor do teste está apenas ligeiramente à frente, mas que está sempre Vantagens significativas em relação à mistura com água da torneira traz.

Esquerda: água da torneira pH 7,5, ORP (+) 267 (CSE); dH2 0 microgramas/l.

À direita: água hidrogenada pH 9,9, ORP (-) 683 (CSE); dH2 1313 microgramas/l.

É mostrada a perda/ganho em comparação com a água da torneira após mistura com o pó.

Almased®

Dieta em pó e água hidrogenada

As considerações apresentadas na seção “Pó Fitness” para o uso de água hidrogenada alcalina para mistura também se aplicam a misturas em pó para “perder peso”, por mais eficazes que sejam. Também não se trata de suplementos nutricionais, mas sim de substitutos alimentares completos que visam facilitar a eliminação de alimentos do quotidiano que levaram ao aumento de peso durante a fase da dieta com redução da ingestão calórica.

Esses pós de alívio da dieta custam dez centavos a dúzia. Então eu só tenho um dos mais populares Almased® testado para Vantagem básica de misturar com água alcalina ativa esclarecer. Valores básicos da água misturada como acontece com os pós de fitness

Leite materno e água hidrogenada (artigo em vídeo)

Hoje em dia, o leite em pó dificilmente é utilizado como substituto do leite fresco no sector privado, uma vez que existe uma boa oferta de leite fresco, pelo menos nos países industrializados. Já mostrei como isso pode ser melhorado no capítulo “Transferência de hidrogênio através de embalagens”. No entanto, são amplamente utilizados como fórmulas alimentares para lactentes que não são amamentados e, portanto, são particularmente importantes para uma análise mais detalhada dos seus parâmetros de qualidade eletroquímica. Porque leite de vacade onde é obtido o leite em pó para bebês medidas diferentes do leite de uma mulher que amamenta.

amamentar

É impressionante que os valores eletroquímicos normais do leite materno correspondem às faixas de flutuação do sangue humano. Aparentemente, a natureza torna mais fácil para o bebê absorver os nutrientes do leite na corrente sanguínea.

leite em pó

Portanto, a questão fundamental é: como você pode a maior semelhança possível das misturas de leite para bebês tornar-se um modelo mestre natural? Ou você pode alimentar seu bebê ainda melhor com fórmula? Os cientistas que atendem os fabricantes de leite em pó vêm pensando nessas questões há mais de 100 anos. O uso de água hidrogenada básica traz uma vantagem adicional aqui?

Leite em pó para bebê

Alguns fabricantes de leite em pó para bebês já abordaram a questão de qual o papel desempenhado pela água com a qual seus produtos são misturados. Portanto, eles vendem suas próprias marcas de “Água de bebê".

Usando uma marca de água para bebês “Humana®”, testei seus efeitos eletroquímicos no produto final que vai parar na mamadeira de diversas marcas. Os resultados não são muito convincentes para mim.

Alternativas convencionais para o leite infantil?

tensãohumano

Na verdade, o leite em pó para bebês misturado com Humana® Baby Water teve um desempenho eletroquímico (valor ORP) ainda melhor do que um produto de mamadeira já misturado que é dado a mães jovens em algumas maternidades logo após o nascimento como um substituto se elas tiverem dificuldades de amamentação. .

Porque um potencial redox de + 73 mV (CSE) significa que o bebê tem uma tensão de pelo menos 75 mV deve superarpara transportar os nutrientes do leite para o corpo. Pelo menos o valor de pH deste produto em 6,92 é ainda melhor que o melhor valor de 6,64 alcançado com “água de bebê”.

O valor do pH é mais importante que o valor redox neste caso? Neste caso, esta questão é cientificamente nova e ainda nem foi discutida. Eu acho que não.

A água mineral para misturar raramente oferece valores melhores do que a água para bebês oferecida. Como proprietário daquela que é provavelmente a maior coleção de água mineral analisada eletroquimicamente do mundo, você pode realmente acreditar em mim:

A água mineral de St. Leonhardsquelle em Leonhardsfunzen, na Alta Baviera, apresentou os melhores valores entre 120 tipos ao misturar leite em pó.

Mas este resultado não é apenas longe do leite materno original, mas também mais caro em termos de preço do que o próprio pó.

O valor de pH ainda está 0,7 pH abaixo do “alvo”, o valor de ORP de +24 mV (CSE) está de 26 a 86 mV abaixo do modelo mestre de leite materno. Com a água alcalina ativa (água hidrogenada) você fica muito mais próximo do ideal

Água alcalina contendo hidrogênio e a influência do hidrogênio no leite materno

leite materno Leite em pó Babyvita

Espero que este livro incentive os fabricantes de alimentos para bebês a fazerem mais pesquisas, o que então levará a uma recomendação. Gostaria apenas de ressaltar que o uso de água alcalina ativa (água hidrogenada), por exemplo um leite em pó “Bebivita® Initial Milk 1” mais próximo dos parâmetros eletroquímicos medidos no leite materno natural do que com métodos anteriores comuns. Para a mistura foi utilizada água ativa à temperatura de 14o C com os seguintes parâmetros: pH 9,8; ORP (-) 609mV (CSE); hidrogênio dissolvido 1353 microgramas/l. O resultado: pH 7,3; ORP -053 mV (CSE), hidrogênio dissolvido 136 microgramas/L.

Outra questão a ser esclarecida através de estudos científicos seria se a qualidade do leite materno pode ser melhorada pela mãe bebendo água alcalina hidrogenada (água ativa) durante o período de amamentação. Meu teste piloto em uma cobaia sugere o seguinte:

Amostra de leite materno 1: 8.5.2012 de maio de 7,55 sem beber água ativa pH 27 ORP: (-) XNUMX mV

Amostra de leite materno 2: 23.5.2012 de maio de 9,5 com ingestão diária ativa de água (pH 220, ORP -7,54 mV) ad libitum. pH 56 ORP: – XNUMX mV.

Dobrar o potencial redox negativo em 15 dias significa um potencial forte Aumento no fornecimento de elétrons.

A nova discussão sobre o hidrogênio

Uma pesquisa do japonês Shigeo Ohta mostrou em 2007 que o gás hidrogênio dissolvido molecularmente, responsável pelo ORP negativo, também tem efeitos antioxidantes. Desde então, o gás hidrogênio molecular explodiu em um dos tópicos mais interessantes da pesquisa médica. 12) Mostra-se promissor no tratamento das doenças não infecciosas mais comuns que prevalecem hoje.

Acima de tudo, o hidrogénio molecular combate diretamente o mais destrutivo de todos os radicais livres, o radical hidroxila, que, com um ORP de (+) 2300 mV, está no topo da lista dos destruidores celulares, à frente do ozônio (+ 2000 mV).

Ao contrário de outros antioxidantes altamente eficazes, o H2 não deixa quaisquer efeitos secundários: simplesmente transforma-se em água!

O H2 também neutraliza o ânion peroxinitrito e evita a formação de radicais de nitrogênio que são perigosos para estruturas celulares e enzimas importantes. Anteriormente, o gás hidrogênio (H2) era considerado sem importância na fisiologia porque requer uma quantidade relativamente grande de energia para sofrer reações químicas (435 kJ/mol). Além disso, nosso corpo o utiliza de forma bastante desperdiçada, expelindo constantemente gás hidrogênio pela respiração.

Cientistas e hidroterapia

Já na década de 1990, apenas alguns cientistas japoneses liderados por Hidemitsu Hayashi perseguiram a ideia de que o hidrogénio poderia desempenhar um papel fundamental nos efeitos curativos observados da água alcalina ativada.

Desde as descobertas de Shigeo Ohta, o gás hidrogênio molecular tem sido um dos tópicos mais interessantes na pesquisa médica. O professor Garth L. Nicolson, um peso científico indicado ao Prêmio Nobel em medicina celular, citou 2016 estudos científicos sobre o novo gás curativo em um artigo de revisão de 44 páginas publicado em 338. A descoberta mais surpreendente da investigação, que já conta com mais de 1000 estudos, é que o gás hidrogénio não é um antioxidante forte, mas sim um antioxidante fraco. E é precisamente esta aparente desvantagem que lhe confere a vantagem da acção selectiva:

Efeito seletivo do hidrogênio molecular

Só atua como antioxidante quando há um ataque oxidativo particularmente forte às estruturas celulares, como é o caso dos radicais hidroxila e nitrogênio.

Colocando em uma metáfora: o hidrogênio molecular no corpo é como um detector de fumaça que não aciona o sistema de sprinklers quando uma vela é acesa, mas apenas quando a árvore de Natal começa a queimar. Antioxidantes maiores e mais fortes interromperiam importantes vias de sinalização, especialmente no núcleo da célula, onde o gás hidrogênio pode penetrar facilmente.

Hidemitsu Hayashi Teoria Fotográfica do Bastão de Magnésio para Controle de Água
Garth L Nicolson Efeitos clínicos da administração de hidrogênio

O hidrogénio molecular é, portanto, muito promissor no tratamento das mais importantes doenças não infecciosas. Das três formas farmacêuticas como bebida, solução para infusão e gás para inalação, a água hidrogenada é a mais comum.

Gráfico de aplicação de hidrogenoterapia

Gráfico sobre aplicações de hidroterapia. De acordo com Nicolson. ibid., 2016, pág. 35

Avaliação da qualidade da água H2 por dH2, ORP ou pH?

Dadas estas extensas descobertas, o hidrogénio dissolvido (hidrogénio dissolvido dH2) tornou-se um componente chave da água eletroativada desde 2008. Isto naturalmente leva à pergunta: Qual parâmetro você deve usar para avaliar a qualidade da água: dH2 ou ORP e pH?

Para resumir a discussão de longa data entre o potencial redox e o hidrogénio: O potencial redox é um efeito colateral. As discussões imaginativas sobre “elétrons livres” ou “transmissão sem contato” têm agora apenas importância histórica. No entanto, demorou até 2016 para que fosse encontrado um método de medição de dH2 que também fosse prático para leigos.

Isto inicialmente tem uma consequência prática muito simples para o usuário de água alcalina ativada: ele pode ignorar todos os avisos sobre recipientes metálicos: a única coisa que importa é que o recipiente seja estanque a gases.

O vidro e o aço inoxidável estão agora a substituir os vários plásticos que não conseguem reter hidrogénio.

Como a capacidade de dissolução do H2 diminui à medida que a temperatura da água aumenta, os recipientes de parede dupla com isolamento térmico são o recipiente de armazenamento preferido. Você deve sempre encher até a borda para evitar que o hidrogênio dissolvido na água se transforme em uma bolha de ar. Desta forma, a perda de dH2 pode ser efetivamente limitada.

Isto também tem consequências para o tamanho da garrafa: uma vez aberta e em contacto com a atmosfera, o hidrogénio escapa inevitável e rapidamente.

Portanto, as garrafas não devem ser maiores que a quantidade de água que pode ser consumida em pouco tempo.

O objetivo é produzir o máximo de hidrogênio possível na água alcalina ativada e manter esse teor ao máximo até a hora de beber.

Água com oxigênio: água O2

Existem empresas que Água O2 desenvolvemos e vendemos com sucesso. Isso não contém hidrogênio. Da perspectiva de hoje, isso não faz sentido. O oxigênio é o combustor, o hidrogênio é o combustível do corpo.

O armazenamento de energia através do hidrogénio só é possível carregando NADH+ em NADH no corpo. Alberto de Szént-György explicou isso em seu discurso no Prêmio Nobel em 1937 – exatamente o ano em que a água eletrolítica foi registrada como especialidade medicinal na Alemanha. Só podemos obter hidrogénio fornecendo energia sob a forma de alimentos.

No final do metabolismo, obtemos hidrogénio dele e toda a sofisticação bioquímica das nossas células serve apenas para quebrar a reacção de oxi-hidrogénio entre o oxigénio e o hidrogénio em vários passos suaves.

O oxigênio (O2) é melhor absorvido pelos pulmões.

Podemos ventilar qualquer quantidade de oxigênio através dos pulmões até as células. Em todas as situações normais, o fornecimento de hidrogénio é o único problema do nosso organismo.

Com a ajuda da água ativada alcalina rica em hidrogênio, podemos pular a cadeia metabólica e nos abastecer imediatamente de hidrogênio sem a cadeia respiratória e o ciclo do ácido cítrico, que, devido ao seu minúsculo tamanho molecular, pode fluir sem esforço por todo o corpo, incluindo as mitocôndrias.

Com água alcalina ativa (água de hidrogênio), o combustível da vida pode ser facilmente bebido. Além disso, não é apenas o menor, mas também o mais elegante antioxidante. Porque não se torna radical depois de abrir mão da energia, mas da água.

Uma palavra sobre o aparente excesso de hidrogênio em nossos corpos, que nos faz expirar e evaporar constantemente o hidrogênio. Você costuma ouvir: O hidrogênio é o elemento mais comum no universo. Por exemplo, você e eu somos compostos por 99% de átomos de hidrogênio. Cada um de nós é apenas 1% não-hidrogênio.

H2 é o elemento mais comum no universo, mas é escasso na Terra

E agora vem o destaque: o elemento mais comum no universo é absolutamente escasso em nosso planeta. Embora o hidrogénio represente 75% da massa total do nosso sistema solar, encontramos apenas 0,12% dele no nosso planeta. Em contraste, temos o oxigênio do queimador de hidrogênio em abundância: quase metade da massa da Terra consiste nele.

O hidrogênio, que é raro na Terra, geralmente só está presente em compostos. Por exemplo, como água. Mas é pouco atraente porque a água nada mais é do que hidrogênio queimado. A água é hidrogênio morto. Somente a vida nesta Terra, das plantas às bactérias e aos humanos, é capaz de produzir hidrogénio, o motor da vida, a partir da água.

E para fazer isso, a vida usa a energia que recebe do universo:

A energia do sol e a energia térmica e eletromagnética armazenada dentro da terra. O oxigênio molecular não ligado retorna ao sol como um gás que sobe rapidamente. É por isso que, por exemplo, os automóveis com depósito de hidrogénio correm menos risco de explosão num acidente do que os veículos a gasolina, porque a gasolina que vaza permanece no chão durante muito tempo, enquanto o hidrogénio voa para cima num piscar de olhos.

Com a ajuda da eletrólise da água, convertemos a energia elétrica, que em última análise provém da conversão da energia solar, em energia química, que está então disponível para nós como hidrogénio, o gás da vida. A água de hidrogênio é, portanto, mais rica em energia do que a água normal. 

A nova questão relativa à água hidrogenada básica (água ativa) é, portanto:

Como você obtém o máximo de gás hidrogênio dissolvido em água adequada para beber?

Tem havido uma discussão acalorada sobre isso em todo o mundo desde cerca de 2013. Lidarei com as ideias e equívocos nos próximos capítulos.

Novos métodos e dispositivos para produzir H2

HRW 00

Primeiro, vamos lembrar o que um ionizador de água clássico faz: ele divide as moléculas de água e separa os íons de água resultantes em uma câmara anódica e catódica. Isto faz com que os íons hidróxido se condensem na câmara catódica e os prótons (íons H+ na forma de íons H3O+) no lado anódico da célula de eletrólise do ionizador de água.

Ao mesmo tempo, os cátions básicos migram através da membrana do diafragma para o lado do cátodo e os ânions se movem para o lado do ânodo. À esquerda o valor do pH diminui, à direita aumenta.

A água do lado do cátodo, que deve ter um pH de 8,5 a 9,5 para beber, é mais rica em íons alcalinos, como cálcio, magnésio, etc., do que a água da torneira.

A primeira pergunta é: é possível sem ionizador de água?

Água hidrogenada em sacos

Se você procura apenas hidrogênio na água e deseja evitar bases e minerais na água, também pode ficar sem ionizador de água. O hidrogênio da tecnologia de soldagem industrial em garrafas de pressão não é realmente caro.

Um método bem-sucedido para produzir água rica em hidrogênio que pode durar vários meses foi desenvolvido no Japão. Funciona assim.

Este método do líder de mercado japonês IZUMIO® utiliza alta pressão de hidrogênio para forçar 2600 ppb de hidrogênio na água. Isso é cerca de 1000 ppb a mais do que seria possível sob a pressão normal de 1 atmosfera.

Antes de ser colocado em sacos de alumínio de quatro camadas, o oxigênio dissolvido é removido da água por meio de uma membrana de vácuo. Isto faz com que o potencial redox caia mais do que com métodos que deixam oxigênio na água.

Publicidade Izumio

Hidrogênio em sacos

Shigeo Ohta, o descobridor dos benefícios médicos do hidrogénio, defende este método numa entrevista no YouTube. Mas há um problema crucial nisso.

Água H2 em sacos | Desvantagens:

Este método é muito caro. Os sacos porcionados contêm apenas 0,2 litros e o preço de 1 litro ultrapassa os 10€. Conforme explicado na página 8, você deve beber mais de um litro por dia.

Portanto, este método é provavelmente apenas uma opção para aquelas poucas pessoas para quem o dinheiro não é problema. Produtos de imitação mais baratos, sem o método patenteado, apresentam valores mais baixos assim que são abertos. O desperdício de um produto americano, medido com gotas de teste H2 blueTM, apresenta meia-vida de 50 minutos. O valor inicial baixo indica que o oxigênio dissolvido não foi extraído adequadamente.

Pode-se presumir que os preços desses produtos cairão como resultado da disponibilidade em massa. Mas, fora isso, os complexos sacos de alumínio descartáveis ​​são difíceis de reciclar e, portanto, dificilmente desejáveis ​​de acordo com a nossa compreensão atual da ecologia de embalagens sustentáveis.

O problema existente de resíduos com milhares de milhões de cinzas plásticas já é suficientemente grave.

Enchimento de alta pressão para a produção de água supersaturada com hidrogênio

Se a supersaturação da água com hidrogênio molecular resultante do enchimento de alta pressão realmente beneficia quem bebe água, ou se apenas compensa a perda do gás volátil causada pelo armazenamento e transporte, é outra questão.

Assim que você desparafusa o fechamento da bolsa, o excesso de pressão diminui em poucos segundos e volta aos habituais 1600 ppb, e ainda mais baixo em temperaturas mais altas.

Se os sacos não forem transportados em cadeia de frio, uma bolha com hidrogénio libertado também se formará no interior do saco.

Isso ocorre porque o hidrogênio molecular não é realmente dissolvido na água como os íons minerais. Porque o gás hidrogênio não é polar. É hidrofóbico, por isso repele a água. O que fica armazenado na água dependendo da temperatura e da pressão é apenas uma espécie de dispersão.

Isso é mostrado em meu seguinte experimento de laboratório. Enchi um rato a gás absolutamente selado com água supersaturada de hidrogênio a 1680 ppb.

Adicionei uma tira de magnésio metálico a um segundo rato a gás cheio da mesma água.

Este dissolve-se gradualmente na água para formar gás hidrogénio e iões hidróxido, tornando-se rico em hidrogénio e mais básico. Ambos os ratos com gás foram inicialmente preenchidos sem bolhas e depois armazenados à temperatura ambiente.

Experimentos com hidrogênio e água no rato gasoso

Acima: Água hidrogenada alcalina supersaturada (pH 10,5) de um ionizador de água. Canto superior direito: A mesma água hidrogenada de um ionizador de água com uma tira de magnésio metálico de 5 centímetros de comprimento.

Rato a gás (6)

Depois de uma semana, uma bolha de gás hidrogênio muito maior se separou no rato de gás com magnésio (vidro inferior). Em ambos os casos, a água separou o hidrogênio supersaturado e não pôde fazer nada com o fornecimento adicional de magnésio.

Mesmo após 6 meses, não foi possível armazenar mais hidrogénio na água devido ao efeito do magnésio. Formou-se uma bolha de gás ainda maior.

O experimento mostra duas coisas:
  • Um ionizador eletrolítico de água pode produzir água supersaturada com hidrogênio básico. Mas a supersaturação não permanece estável.
  • A produção química de hidrogênio, como através do magnésio metálico, também atinge os limites da saturação. Isto não pode alcançar resultados melhores ou mais estáveis.

água hidrogenada com pH neutro

Com a crescente importância do fator hidrogênio, alguns fabricantes de ionizadores eletrolíticos de água desenvolveram novas ideias para armazenar mais hidrogênio na água. Alguns deles são interessantes. Outros não. Quero começar com os métodos mais fracos, que não conseguem armazenar tanto hidrogênio na água, mas são significativamente mais baratos de produzir em comparação com o preço de compra relativamente alto de um ionizador de água básico clássico com eletrólise de diafragma.

O que esses aparelhos têm em comum é que os fabricantes ficam de olho apenas no teor de hidrogênio. Eles simplesmente declaram desnecessário que a água também seja alcalina e que o oxigênio seja removido devido à sua natureza oxidante. Eles também consideram que a remoção dos ânions é tão desnecessária quanto aumentar a quantidade de cátions na água alcalina ativada.

O valor do pH está fora de moda para eles. O conteúdo de hidrogênio é tudo. Nas páginas seguintes descreverei as mais importantes dessas técnicas, que foram desenvolvidas desde cerca de 2010.

Geradores de oxi-hidrogênio

A maneira mais fácil de produzir água hidrogenada é em uma célula de eletrólise de 1 câmara, na qual os cátodos e o ânodo não são separados por um diafragma. Assim, o oxigênio e o hidrogênio são “dissolvidos” na água ao mesmo tempo. Numa proporção de 1:2. Esta é a fórmula do oxihidrogênio.

No entanto, os fabricantes evitam falar em ionizadores de oxihidrogênio porque parecem explosivos e perigosos - embora em solução aquosa e nessas quantidades não o sejam. Portanto, apenas enfatizam o hidrogénio e falam de geradores de “água rica em hidrogénio”. Minha expressão favorita para isso é “borbulhador duplo”.

Função básica dos geradores de oxi-hidrogênio

A função básica é mostrada no gráfico à direita: Tecnicamente são muito simples. E eles realmente colocam gás hidrogênio na água com pouco esforço, algo que a água potável normal ou mineral geralmente não tem.

Esta água não é realmente rica em hidrogênio. Mas pode-se argumentar que isso é suficiente para um melhor fornecimento de hidrogênio e certos efeitos antioxidantes.

A vantagem: Uma fonte de alimentação simples através de uma bateria que pode ser recarregada através de um cabo USB. Você pode usá-lo para preparar até 20 litros de água em qualquer lugar e sem tomada. Num gerador de hidrogénio OXY, o oxigénio não só não é removido, como também é adicionado.

Como resultado, o oxigénio dissolvido actua como contraponto ao hidrogénio e o potencial redox nunca é tão baixo como num ionizador de água. Mas isso não importa, dizem os defensores desta tecnologia.

HRW Dolo

Como esses dispositivos móveis funcionam sempre com tensões muito baixas entre 4,5 e 8,7 volts, não há risco de formação de ozônio no ânodo além do oxigênio.
No entanto, a maioria dos fabricantes abandonou a tecnologia de borbulhador duplo - em parte devido às nossas referências às desvantagens da retenção de oxigénio.

Esta tecnologia ainda só é utilizada na área das águas balneares e de beleza - ou seja, fora da zona potável - principalmente porque é realmente muito barata. Apresentarei outros métodos nas próximas páginas.

Geradores químicos de H2

Para realmente obter o máximo benefício da água hidrogenada, o oxigênio dissolvido não deve pelo menos ser adicionado como acontece com os “bolhas duplas”.

Geradores químicos de hidrogênio, como comprimidos de H2, certas misturas cerâmicas ou metais produtores de hidrogênio, como o magnésio, não adicionam oxigênio dissolvido.

Mas também não removem o oxigênio já dissolvido na água.

Eles também são chamados de “ionizadores de água”.

No entanto, a água produzida com ele difere significativamente da água alcalina ativa eletroativada, como uma análise mais aprofundada das páginas 7 a 8 deste livro poderia explicar. Veja também a página 43.

Comprimidos H²

Os comprimidos gasosos geradores de hidrogénio também se baseiam no efeito do magnésio. Porém, devido à sua composição, liberam hidrogênio muito mais rapidamente. Eles são dissolvidos em uma garrafa pressurizada cheia de água por 10 a 20 minutos, o que pode produzir valores de dH2 acima de 3000 ppb se a garrafa for pequena o suficiente. Porém, o sabor desses produtos geralmente não é percebido como agradável e não incentiva as pessoas a beberem muito.

Entretanto, também foram desenvolvidas soluções em gotas que dizem ter um sabor melhor. No entanto, devido a alguns regulamentos da UE, nem sempre é fácil obter esses produtos para teste, uma vez que são retirados de circulação pelas alfândegas. Aqui está um exemplo de medição de um comprimido de H2 em 1 litro de água de osmose reversa (ROW) e a meia-vida do hidrogênio produzida 50 minutos após a abertura da garrafa de pressão.

produção de comprimidos efervescentes de magnésio hidronade H2 de água de hidrogênio

Ionizador PEM/SPE/HIM

O melhor ionizador químico de água que encontrei armazenava 1200 ppb (1,2 ppm) de hidrogênio na água. A maioria dos fabricantes de tais dispositivos também especifica este valor, mesmo que não possa ser alcançado em todos os tipos de água.

No entanto, para atingir tais valores, é necessário um tempo de espera de aproximadamente 12 horas e apenas uma pequena quantidade de água hidrogenada - geralmente 0,5 litros - pode ser produzida com ele. Isso não é compatível com um estilo de vida normal porque ninguém tem tanto tempo para estar com sede.

Para resolver o problema dos longos tempos de preparação, foram desenvolvidas máquinas de infusão de hidrogênio (HIM) que extraem o hidrogênio de uma célula de eletrólise de fluxo e o dissolvem em água. A tecnologia funciona assim:

A ideia básica do ionizador HIM é realizar a eletrólise para produzir gás hidrogênio por meio de uma célula PEM que funciona com água desmineralizada e produz apenas os gases hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio resultante é misturado com água potável contendo minerais normais em uma câmara de dispersão, o oxigênio e o ozônio resultante são liberados no ar.

Células de água HIM e HWCM

Em 2016 e 2017 testei HIMs de vários fabricantes quanto ao seu conteúdo de hidrogênio. Ninguém foi capaz de cumprir a promessa de dissolver 1200 ppb de hidrogénio na água da torneira de Munique. Os valores ficaram entre 300 e 800 ppb. Apenas um H2fXCell atingiu 1100 ppb.

Algumas das construções nas quais os módulos HWCM são instalados lembram mais um conjunto de construção LEGO do que uma tecnologia pronta para série que se destina a ser instalada como um dispositivo embaixo da mesa.

Na maioria dos casos, apenas as fontes de alimentação de 12 V fornecidas têm uma aprovação CE europeia, e não os próprios dispositivos. Estes dispositivos, que não armazenam mais, mas menos hidrogénio do que os actuais ionizadores de água, ainda têm muito a fazer em termos de engenharia. . O problema do ozono também não está resolvido.

Até mesmo a água de um ionizador HIM que cria 1100 ppb libera bolhas de gás significativas após 11 horas, ainda mais rápido do que com ionizadores de água.

A conversa sobre uma melhor dispersão do hidrogénio acaba por ser um grande balão de discurso de marketing.

S2460008
Da esquerda para a direita: Britney Jun (departamento KYK Overseas), Karl Heinz Asenbaum, Dr. Kim Young Kwi (CEO da KYK), Dipl. Ing. Yasin Akgün (Proprietário Aquacentrum)

HIM com modo ozônio

Durante a minha visita à Coreia na primavera de 2016, Kim Young Kwi, chefe do renomado fabricante KYK, mostrou-me uma máquina especial de infusão de hidrogênio em seu departamento de desenvolvimento. Forneceu um nível de hidrogênio de quase 1500 ppb.

A questão interessante era se este resultado não poderia ser alcançado apenas com a água pobre em minerais de Seul.

Normalmente sabemos que os valores europeus de dureza da água são significativamente inferiores aos declarados pelos fabricantes coreanos e japoneses.

O resultado foi 1400 ppb para a água da torneira de Munique.

Mas, em contraste com os HIMs com módulos HWCM, a água hidrogenada aqui não era neutra, mas básica com um pH de 9,4 e um ORP de (-) 675 mV (CSE).

Como funciona a célula de água HIM

O segredo deste ionizador de água sem águas residuais (apenas com exaustão de ar) parece ser uma construção de célula revolucionária que ainda é um dos segredos da empresa KYK. Os resultados poderiam ser explicados, por exemplo, com o seguinte arranjo:HRW3 dispositivo 3

Nenhuma água flui através da câmara anódica.

Apenas oxigênio e ozônio são formados ali e o gás sai do dispositivo por meio de uma saída.

Gerador KYK PEM H2

Em contraste, a água na câmara catódica é eletrolisada, formando íons hidrogênio e hidróxido.

Assim, o valor do pH aumenta e o potencial redox torna-se fortemente negativo. O dispositivo é, portanto, pelo menos muito semelhante a um ionizador de água clássico em termos de desenvolvimento do valor de pH e enriquecimento de hidrogênio. O oxigênio dissolvido também é removido. No entanto, não há aumento de cátions e uma diminuição simultânea de cátions.

Além dos 3 níveis ajustáveis ​​de hidrogênio (destacados em azul), o novo dispositivo oferece a opção de alternar para produzir água com ozônio para fins de desinfecção. Existe apenas um nível de configuração para isso. (Círculo vermelho)

Gerador de água KYK H2 O3Durante o modo de funcionamento “Água Ozono”, sai gás hidrogénio pela mangueira de escoamento, que pode ser utilizado, por exemplo, para efervescer todo o tipo de bebidas.

Isto aumenta o seu teor de hidrogénio sem adição de líquido e reduz o potencial redox.

Compare os procedimentos um pouco mais complicados com a água alcalina ativa de um ionizador de água clássico nas páginas 46 e seguintes.

A água da saída principal criada em paralelo no modo OZONE WATER pode ser utilizada para limpeza devido ao seu efeito desinfetante.

Figura acima: Usando a mangueira de saída de gás no modo OZONE WATER para gaseificação de hidrogênio em bebidas.
Os resultados de cerca de 330 ppb de hidrogénio no leite e numa mistura de sumo de fruta foram alcançados num minuto. Ao mesmo tempo, cerca de 1 litro de água com ozônio foi engarrafado na saída principal.

A questão com os HIMs será menor se o mercado os quer, porque também existe uma certa procura por água de ozono na Internet. A questão é se as autoridades europeias permitirão um dispositivo que emite ozono no ar durante o funcionamento normal. Ainda há necessidade de reflexão aqui.

Tecnologia móvel SPE/PEM – geradores móveis de H2

Com os primeiros geradores de oxi-hidrogênio, a tecnologia móvel também chegou à indústria de ionizadores de água. Para remover o oxigênio indesejado, células especiais SPE (Eletrólise de Polímero Sólido) com PEM (Membrana de Troca de Prótons) rapidamente chegaram ao mercado. Eles já funcionam com voltagem USB, portanto se adaptam perfeitamente à tecnologia de comunicações móveis estabelecida. As baterias podem ser facilmente recarregadas em qualquer lugar e duram até 40 porções de água potável.

Tecnologia móvel SPE:PEM

Alguns possuem apenas um pequeno orifício para a saída do oxigênio, outros possuem uma válvula real e um compartimento vazio para a água híbrida que sempre ocorre em pressões gerais mais altas. De acordo com minhas medições, os dispositivos com esse compartimento podem armazenar mais hidrogênio.

A pressão mais elevada é o segredo do sucesso destes pequenos dispositivos. Se você não encher a água sem bolha de ar e não apertar bem a tampa, o teor de hidrogênio será menor no mesmo período de tempo. No exemplo abaixo, uma pressão mais alta foi acumulada à direita. Após apenas 7 minutos de produção, a diferença foi grande.

Você também pode ver diferenças durante a produção. Se as bolhas de hidrogénio subirem mais rapidamente, menos hidrogénio se dissolverá na água. Quanto menores forem as “bolhas”, melhor.

Outro fator crucial é o tempo de produção: quanto mais tempo a eletrólise ocorre sob pressão, maiores níveis de hidrogênio dissolvido podem ser alcançados. Até 6000 ppb podem ser alcançados em uma hora com esses dispositivos. Em pressões mais altas, as vedações geralmente falham ou a pressão é equalizada através da saída de oxigênio.

Influência da qualidade da água no desempenho do hidrogénio

O tipo de água utilizada também desempenha um papel significativo no desempenho do hidrogénio. Quando todas as condições são iguais, não existem grandes diferenças entre os diferentes tipos de dispositivos. Como aqui com um teste de 10 minutos com 0,5 l Volvic.Medição de ppm de tecnologia móvel SPE PEM

É de extrema importância manter a parte superior da célula PEM sempre umedecida. Dispositivos novos que não foram adequadamente abastecidos com umidade geralmente precisam de 20 a 30 operações até que a membrana atinja o desempenho total.

Uma célula PEM também pode funcionar com água destilada ou água de osmose reversa. No entanto, a meia-vida do hidrogênio dissolvido é de apenas 10 a 15 minutos. Ao usar água dura, ocorrem depósitos no cátodo e na membrana. Estes devem ser removidos regularmente com ácido cítrico.

Não posso dizer muito sobre a durabilidade da tecnologia SPE/PEM, pois nenhum dos cerca de 200 dispositivos que executamos num teste em larga escala entrou em operação antes de meados de 2016. Quando este livro foi publicado pela primeira vez em março de 2016, a maioria desses dispositivos ainda não existia.

Os fabricantes, a maioria baseados na Coreia e na China, têm um ritmo de desenvolvimento impressionante e novas variantes são oferecidas quase a cada duas semanas.

Os dispositivos móveis certamente têm as melhores perspectivas para o futuro porque se adaptam perfeitamente ao dia a dia da geração dos smartphones. Novos desenvolvimentos na medicina, como a descoberta do hidrogénio terapêutico, espalharam-se rapidamente. A era do hidrogênio já existe há muito tempo. Há carros a hidrogênio para alugar na cidade, a fabricante de gás Linde desenvolveu uma bicicleta movida a hidrogênio com motor auxiliar e a montadora japonesa Honda já está divulgando sua marca de água de escapamento.

Ionizadores de água de bancada e de bancada populares para a produção de água alcalina e rica em hidrogênio

A água hidrogenada básica está agora “fora”?

Os novos designs de células de eletrólise apresentados nas páginas anteriores, que se concentram no teor de hidrogênio da água ativada sem também tornar a água alcalina, fornecem um teor de hidrogênio de até 1200 ppb (1,2 ppm).

Segundo a maioria dos especialistas, isso é suficiente para produzir os efeitos terapêuticos típicos da água hidrogenada.

Usando dispositivos móveis ou tablets SPE/PEM, concentrações ainda mais altas podem ser produzidas de maneira demorada.

Alguns ionizadores de água modernos também podem produzir água supersaturada de hidrogênio. As tecnologias eficazes de descalcificação descritas neste livro também podem garantir um desempenho consistente durante muitos anos.

No entanto, um ionizador de água torna a água alcalina, enquanto as novas tecnologias de hidrogénio geralmente não alteram o valor do pH da água.

Para as pessoas que pensam que o seu equilíbrio ácido-base está perfeitamente bom, esta pode ser uma alternativa.

Alguém que consome minerais alcalinos suficientes através de uma dieta rica em bases ou de suplementos dietéticos adequadamente eficazes também pode ser bem servido.

Longa história de água alcalina na Alemanha

A Alemanha tem a mais longa tradição de uso de água eletrolítica. (Ver páginas 66 – 68). Seu inventor Alfons Natterer, que desenvolveu 3 variedades (básica - neutra - azeda), ofereceu aos seus clientes um teste simples: Beba o tipo que você mais gosta. Isso irá ajudá-lo melhor. O corpo provavelmente sabe o que é melhor para ele.

Alguns terapeutas até usam a sensação gustativa ao beber água eletrolítica como ferramenta de diagnóstico. Com a ajuda da tecnologia atual, todas as variantes de água eletrolítica podem ser disponibilizadas de forma otimizada.Não tenho dúvidas de que o hidrogênio é o fator de saúde mais importante na água potável com eletrólito. Mas não há razão para acreditar que o componente básico não seja importante.

Dr. médico. Walter Irlacher

Passei 12 anos com o médico Dr. médico. Walter Irlacher trabalhou junto nos banhos termais de Bad Füssing. Dediquei este livro a ele. A água termal de Bad Füssing tem um teor de hidrogénio dissolvido de 2016 ppb, o que a torna a fonte de hidrogénio mais rica do mundo, até onde foi registada esta medida, até então conhecida apenas por alguns especialistas. Nenhuma fonte de cura conhecida na Rússia, na América ou no Extremo Oriente que tenha sido examinada cientificamente tem tal valor e um potencial redox correspondentemente baixo.

Por que o Dr. Irlacher decidiu em 2004 dar a milhares de seus pacientes pelo menos 1,5 litro de água alcalina ativa ou água hidrogenada de um ionizador de água para beber todos os dias, além de tomar banho na água termal curativa?

Porque era muito mais alcalina que a água termal e porque estava convencido de que os seus pacientes hiperácidos tirariam mais proveito dela! O sucesso duradouro provou que ele estava certo e muitos terapeutas o seguiram nesse caminho.
Mas o Dr. Irlacher não usou apenas água alcalina ativa para desacidificação. Na tradição de Manfred von Ardenne, ele também dependia de oxigênio. Porque o hidrogênio e o oxigênio são os melhores meios de expulsar o dióxido de carbono do corpo, o mais poderoso de todos os fatores acidificantes. A terapia é sempre individual, nunca devemos esquecer disso.

foto

Walter Irlacher

Trecho do livro de Karl Heinz Asenbaum: “Água eletroativada – Uma invenção com potencial extraordinário. Ionizadores de água de A – Z”, Copyright 2019 www.euromultimedia.de

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com * marcado

 
 
Início
Assistente de IA
minha conta
Ir para o conteúdo