AQUACENTRUM / Perguntas Frequentes: / > Perguntas gerais sobre água e água alcalina / Nitrato na água potável – Meu ionizador de água pode filtrar o nitrato?

Nitrato na água potável – Meu ionizador de água pode filtrar o nitrato?

Ingo K.: É verdade que o nitrato não pode ser removido da água potável com um filtro de água normal, mas apenas com um ionizador de água?

O nitrato ocorre na água potável como um ânion NO3−, portanto carrega uma carga negativa que, junto com o nitrato, é puxada para a câmara anódica durante o processo de eletrólise em um ionizador de água e ali se acumula. O teor de nitrato da água na câmara catódica, na qual a água alcalina ativa é produzida, diminui proporcionalmente. De acordo com a minha experiência, a redução resultante no valor de nitratos na água alcalina activada é, em média, um terço do valor da água da torneira original. O meio pré-filtrante usual em ionizadores de água não reduz os níveis de nitrato.

No entanto, existem cartuchos de filtro com resinas de troca iônica que são vendidos erroneamente como filtros de nitrato. No entanto, um meio filtrante é geralmente entendido como algo que remove substâncias da água sem adicionar mais nada a ela.A resina troca um ânion nitrato por um ânion cloreto. Em vez de nitrato, o cloreto entra na água. Isto não é necessariamente desejável na água potável, mas no ionizador de água está sujeito às mesmas leis que todos os ânions devido à sua carga negativa Cl-, o que significa que permanece principalmente na câmara anódica com a água ácida, que também tem uma maior efeito desinfetante devido ao cloreto do que ao nitrato.

Se o teor de nitrato for questionável (o limite oficial é de 50 mg/l), pode-se considerar o uso de tal resina de troca iônica a montante, já que muitos críticos consideram o limite muito alto.

Mas por que esses cartuchos ainda não são oferecidos para ionizadores de água, mas precisam ser instalados externamente na linha de abastecimento de água?

O próprio nitrato, como nutriente importante para o crescimento das plantas, geralmente não é encontrado na água potável em quantidades que representem um risco para a saúde. Por ser um componente central dos fertilizantes desde a antiguidade, quase todos os alimentos vegetais têm um alto teor de nitrato de até 4000 mg/kg. Por exemplo, se comer um rabanete grande (2000 mg de nitrato/kg), estará a consumir uma quantidade de nitrato que corresponderia a 40 litros de água potável contaminada com o teor máximo permitido de água potável de 50 mg.

Afinal, o Gabinete Estatal de Saúde e Segurança Alimentar da Baviera afirma que a água potável representa 26,3% da ingestão diária média de nitratos do alemão. Os vegetais estão em 61,7 por cento, os produtos de grãos em 4, as frutas em 3,9, os produtos de carne em 3,7, os laticínios em 0,8 por cento.

A Organização Mundial da Saúde vê um risco à saúde com uma ingestão diária de mais de 3,65 mg de nitrato por kg de peso corporal. Uma criança pequena com peso de 5 kg não deve consumir mais do que 18 mg de nitrato e um adulto com peso de 75 kg não deve consumir mais do que 273 mg. Pessoalmente, se eu tiver uma dieta rica em vegetais e, portanto, em nitratos, consideraria um pré-filtro com resina de troca iônica se o teor de nitrato da água potável for superior a 38 mg/.

Você mesmo pode estimar isso usando o seguinte método de cálculo:

  • Teor de nitrato na água potável em mg/l, por exemplo, 39 mg
  • menos 1/3 de redução do ionizador de água = 26 mg
  • x quantidade diária de consumo de litros de água alcalina ativada, por exemplo, 2 litros = 52 mg de ingestão de nitrato através da água potável
  • Peso corporal, por exemplo, 78 kg * 3,65 mg/kg = 284 mg de ingestão total máxima recomendada de nitrato
  • Isto corresponde a uma proporção de água potável na ingestão de nitratos de 18,3%.

A média estatística, por outro lado, é de 26%. Portanto, estou 3% abaixo da média. Pelo menos é isso que eu quero porque gosto de comer muitos vegetais e por isso estou exposto a nitratos dos alimentos acima da média. Se eu não tivesse um ionizador de água, haveria 8 mg de nitrato na água potável/dia e, portanto, 78:78×284= 100%. Isso me colocaria 27.6 ponto percentual acima da média, o que eu definitivamente não quero.

Então, eu usaria um cartucho de desnitração. Isto também remove os ânions sulfato, que muitas vezes causam problemas com o sabor ou cheiro da água.

Esses cartuchos, aqui um exemplo do Aquaphor®, são adquiridos uma única vez porque podem ser regenerados com solução salina. Se você seguir meu método de cálculo sugerido, verá imediatamente que o fator decisivo para considerar tal método de filtragem é o seu próprio peso corporal. Quanto menos quilogramas você pesa, menos nitrato deve haver na água.

Por último, gostaria de salientar que o nitrato, nutriente das plantas, normalmente não é o principal problema com a qualidade da água potável. No entanto, como o valor dos nitratos na maioria dos casos indica a utilização de fertilizantes, por exemplo através da fertilização de estrume, considera-se que a água também contém outras substâncias provenientes do mundo agrícola ou poluentes, como hormonas, antibióticos, herbicidas, pesticidas, etc., que não são encontrados em todos. A análise da água potável pode ser apresentada ou examinada.

Perguntas frequentes sobre filtragem de nitrato

Existe até uma tendência crescente na investigação médica para acabar com a demonização dos nitratos na água potável, que já dura há décadas. Até mesmo o metabólito nitrito está ganhando novo reconhecimento porque a importante substância vasodilatadora NO (óxido nítrico) pode ser obtida dele em um processo natural. O pesquisador de hidrogênio Tyler Le Baron me deu três exemplos de trabalho (infelizmente apenas em inglês).

  • Nathan S. Bryan fala até de um papel terapêutico nas doenças cardíacas:
    http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891584906003303
  • A Fundação Brown da Universidade de Houston/Texas chega à conclusão de que a fraca evidência de risco de cancro proveniente de nitritos, nitratos e produtos de salsicharia deve ser compensada pelos benefícios muito maiores para a saúde decorrentes do equilíbrio do NO (óxido nítrico).
    http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1089860309001165
  • Um estudo realizado por McNally, Griffin e Roberts pergunta provocativamente se uma dieta rica em nitratos está a caminho de se tornar um herói nas doenças metabólicas.
    http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/mnfr.201500153/full

As novas análises já penetraram no cenário aquático ativo. O americano Kurt Ruppman Sr. desenvolveu água de hidrogênio rica em nitrato em latas, que oferece sob o nome H2 Bev em vários sabores (por exemplo, beterraba, limão). Os valores são promissores. Você ainda tem que trabalhar no sabor...

Trecho do livro de Karl Heinz Asenbaum: “Água eletroativada – Uma invenção com potencial extraordinário. Ionizadores de água de A – Z”
Copyright 2016 www.euromultimedia.de

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com * marcado

 
 
Início
Assistente de IA
minha conta
Ir para o conteúdo